A função básica do óleo é lubrificar e também controlar a temperatura interna do motor. Cada motor usa um tipo de óleo. Portanto, jamais substitua a especificação (não confunda com marca). Por especificação, entenda-se o índice de viscosidade e o tipo de base. VISCOSIDADE: EX: 20W40, 20W50, 5W30, 10W40. BASE: mineral, semi-sintético e sintético. O grande segredo, portanto, é usar o que manda o fabricante. Mas, o óleo sintético é muito mais elaborado que o mineral e por isso ele é usado em motores de alta performance ou alta temperatura. Assim, o único tipo de substituição que se pode fazer, é por um óleo superior ao especificado. Ex.: se o manual diz óleo 10w40 mineral, você pode usar um 10w40 semi-sintético; se o manual diz 10w40 semi-sintético, você pode usar um 5w40 sintético. Enfim, sempre se pode trocar por um óleo superior, mas NUNCA por um inferior.
PERÍODO DE TROCA:
• Óleo mineral: no máximo 5.000 km ou 06 meses, o que ocorrer primeiro; • Óleo semi-sintético: no máximo 7000 km ou 06 meses, o que ocorrer primeiro; • Óleo 100% sintético: 10.000 km ou 06 meses, o que ocorrer primeiro. • A cada troca de óleo, o filtro de óleo deve ser trocado, porque o óleo novo não pode ser contaminado com o óleo vencido.