sistema de frenagem é dividido entre dianteiro e traseiro - ambos são acionados através de pressão de óleo. Alguns modelos possuem sistema antitravamento chamado de ABS, enquanto outros possuem controle equalizado de pressão. Basicamente, a função do freio tem por objetivo executar uma frenagem segura parando o veiculo no espaço mais curto possível. Os dianteiros são compostos por um disco e duas pastilhas em cada roda. O disco gira junto com a roda, enquanto as pastilhas ficam fixas no sistema. Ao pisar no pedal para parar, as pastilhas “mordem” os discos impedindo que eles girem e, consequentemente, impedindo que as rodas girem também.
CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER COM OS FREIOS DE SEU CARRO:
• Ruídos ao frear são sintomas de desgaste das pastilhas e dos discos. Se ouvir este tipo de barulho, leve o carro ao seu mecânico para verificar o nível de desgaste. • Se ao pressionar o pedal de freio, ele trepidar na sola de seu sapato é sintoma de que seus discos possam estar empenados. • Se a luz do freio ascender no painel, não vá ao posto de combustível completar o óleo de freio! Nível baixo pode ter dois significados: ou o sistema está com algum vazamento ou está na hora de substituir as pastilhas. Vá consultar o seu mecânico. • Ao descer a serra, procure ir com o carro engrenado. Desta maneia você irá aliviar o sistema de frenagem. Geralmente os empenamentos dos discos ocorrem quando o motorista usa o freio em excesso, o que causa um superaquecimento dos discos. Qualquer fio de água que encontre na estrada nesta situação pode causar um choque térmico, ocasionado o empenamento. • Substitua o óleo de freio a cada 20 mil quilômetros. Este procedimento prolongará a vida útil do sistema. • Você deve revisar o sistema a cada 10 mil km. Não economize nem protele a manutenção do sistema de freios. Seus amigos e familiares agradecem!