Alinhamento é o ajuste da posição das rodas na suspensão em determinados ângulos, para garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir, evitando que o veiculo puxe a direção para um dos lados e que haja desgaste irregular ou prematuro dos pneus. A tecnologia avançou muito nos últimos tempos e tornou o alinhamento veicular mais preciso e mais seguro. O laser ficou para trás e entrou em cena o alinhamento em 3D. Com ele, é possível analisar os parâmetros de fábrica de cada veículo e seguir o padrão de indústria. Ou seja, com essa aparelhagem, o veículo é alinhado conforme saiu de fábrica.
QUANDO FAZER UM ALINHAMENTO:
• Em condições normais, a cada 5.000 km, por ocasião do rodízio e balanceamento; • A cada troca de pneus; • Quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro; • Quando os pneus apresentarem desgastes da banda de rodagem em forma de escamas; • Quando um pneu apresentar maior desgaste que o outro; • Trepidação das rodas dianteiras; • Vibração do carro; • Volante duro; • O carro tender para um dos lados; • O carro desvia ou puxa para o lado quando os freios são acionados.