Alinhamento é o ajuste da posição das rodas na suspensão em determinados ângulos, para garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir, evitando que o veiculo puxe a direção para um dos lados e que haja desgaste irregular ou prematuro dos pneus.
A tecnologia avançou muito nos últimos tempos e tornou o alinhamento veicular mais preciso e mais seguro. O laser ficou para trás e entrou em cena o alinhamento em 3D. Com ele, é possível analisar os parâmetros de fábrica de cada veículo e seguir o padrão de indústria. Ou seja, com essa aparelhagem, o veículo é alinhado conforme saiu de fábrica.
QUANDO FAZER UM ALINHAMENTO:
• Em condições normais, a cada 5.000 km, por ocasião do rodízio e balanceamento;
• A cada troca de pneus;
• Quando os pneus estiverem apresentando desgaste excessivo na área do ombro;
• Quando os pneus apresentarem desgastes da banda de rodagem em forma de escamas;
• Quando um pneu apresentar maior desgaste que o outro;
• Trepidação das rodas dianteiras;
• Vibração do carro;
• Volante duro;
• O carro tender para um dos lados;
• O carro desvia ou puxa para o lado quando os freios são acionados.